O mito da normalização

citacao direta com recuo 2

Você pode até continuar achando que a normalização é a parte mais chata de fazer na sua monografia, tese, dissertação ou artigo científico, mas não poderá – jamais! – afirmar que é um trabalho desnecessário. Um trabalho elaborado a partir de fontes de informação de qualidade e estruturado, de acordo com normas previamente estabelecidas e reconhecidas pela comunidade científica, tem mais chances de ser aceito e disseminado junto à sua respectiva comunidade científica, dando-o até maior credibilidade. Não tem pra onde correr, seu trabalho precisa ser estruturado por alguma norma.

A International Organization for Standardization, a famosa ISO, é responsável pelo estabelecimento de normas em tudo que é área que você possa imaginar, dela também partiu as normas de padronização de documentos científicos. Pra entender melhor o papel dessa organização dá uma olhada nesse vídeo aí, ó:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=AYBVTeqKahk&w=560&h=315]

No Brasil, a responsável por criar normas baseadas na ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É lá que você vai encontrar e adquirir (Sim! As normas ABNT são comercializadas) as normas brasileiras referentes à normalização de documentos (científicos ou não).

Mas nem só de ABNT’s vivem os trabalhos acadêmicos e artigos científicos, por exemplo, quando precisam ser submetidos à uma revista científica precisam estar estruturados de acordo com as normas estabelecidas pela revista na qual será submetido; programas de graduação e pós-graduação também criam suas próprias regras de normalização de trabalho (baseadas nas ABNT ou outras normas internacionais)…

É, meu caro leitor, há muitas normas documentais estabelecidas nesse mundo afora e o infonormas será seu guia definitivo sobre normalização de trabalhos científicos, mostrando que essa é a parte mais simples (e até gostosa) de fazer. Apresentaremos a você os bizus das mais famosas, dicas de como utilizar a seu favor ferramentas de edição de texto e um plus: dicas de fontes de informação científica (riquíssimas!) pra te ajudar onde encontrar informação de qualidade para compor seu trabalho. E qualquer dúvida que surgir não hesite em nos questionar, beleza? Use os comentários aqui do blog ou das nossas redes sociais, que responderemos o quanto antes, ok? E não deixe de compartilhar nosso conteúdo com todos os seus amigos que estão precisando de uma ajudinha para normalizar os seus trabalhos. Estaremos sempre às ordens! 😉

Valeu!

#PartiuNormalizar #PartiuPesquisaCientífica

cropped-375215_291743497534932_265249295_n-cc3b3pia1.jpg