Olá, tudo bem?
Antes de você adentrar no mundo da monografia, eu preciso te dizer uma coisa muito importante:
É praticamente impossível inciar um trabalho acadêmico de conclusão de curso, sem antes se debruçar na pesquisa bibliográfica para elaborar um referencial teórico sobre o tema que você escolheu dissertar.
Isso quer dizer que grande parte do seu trabalho acontece antes mesmo de você pôr as mãos na massa. Mas calma. Eu estou aqui para te ajudar a encontrar o caminho menos doloroso possível, nessa sua jornada. Então, vamos lá…
Neste post eu separei 5 dicas que eu considero fundamentais para eliminar ao máximo as chances de você perder pontos por erros de citação em sua monografia. Independentemente da norma que você escolher, siga essas dicas e tenha paciência. O trabalho está só começando…
1) Procure saber em que norma você deverá estruturar seu trabalho. A norma te norteará mostrando os possíveis modelos de citação, e ao conhecê-los você saberá que dados do documento serão necessários para citá-lo.
2) Saiba descrever corretamente o sobrenome do autor. Fique atento às regras de descrição de sobrenomes com grau de parentesco, sobrenomes compostos; e aos sobrenomes latinos e espanhóis.
3) Cite os nomes dos autores na ordem em que eles aparecem na publicação. É comum os autores mais relevantes para a publicação serem nomeados primeiro.
4) Citações indiretas sempre deverão ser indicadas. Para não serem confundidas com plágio ou com o seu próprio desenvolvimento do texto, as citações indiretas deverão ser indicadas no início ou fim do parágrafo. É possível identificar plágio automaticamente. Cuidado!
5) Não elabore parágrafos seguidos utilizando apenas citações. Procure no mínimo dissertar sobre o que está sendo citado, associe as citações e dê seu ponto de vista (crítico) relacionando-as.
Escreva com suas palavras.
Pronto! Agora se ajeita pra seguir essas dicas que vai dá certo! E qualquer dúvida, use e abuse dos comentários. 😉
#PartiuNormalizar
Achei interesante a 4ª dica.