6 dicas básicas para descobrir se suas fontes de informação são confiáveis

OiiiêêÊ!! Hoje te mostrarei alguns critérios para avaliar a confiabilidade da informação que você está pesquisando. Trago esta temática por um motivo:

infomacao-confiavel

Notícias semelhantes a essa me fazem lembrar o quanto é importante investigar a origem das informações que você está citando em seu trabalho. Sempre que dou treinamento para estudantes e profissionais {das áreas da saúde, principalmente} dou algumas dicas básicas, indicadas por estudiosos da Ciência da Informação, para avaliar a confiabilidade da informação. Confere aqui…

Seja crítico com TODAS as fontes de informação que você encontrar. Não considere uma informação confiável apenas pelo fato dela ter sido publicada em uma base ou periódico renomado. Faça uma leitura crítica, cruzando e buscando confirmar/validar as informações também em outras fontes.

1- Inicie sua pesquisa por bases e periódicos conhecidos em sua área. É um bom ponto de partida pois {acredita-se que} os pares de sua área estão envolvidos e buscam publicar em veículos de informação científica de alto impacto.

2- Verifique os dados de autoria da fonte. É extremamente importante saber quem escreveu a informação, verifique se o autor é especialista e reconhecido na área da publicação. Uma pesquisa no Google já vai te ajudar bastante. Se for brasileiro, busque o currículo Lattes.

3- Avalie o canal de disponibilidade. Avalie a base em que a informação está indexada, veja se é de um site ou canal de comunicação confiável.

4- Localize a data de publicação. É importante localizar a menção da data de publicação da informação, para não correr o risco de citar pesquisas obsoletas ou fora do recorde de período de sua pesquisa.

5- Avalie as referências citadas. Analise a lista de referências citadas no documento é consistente. Use-as como um link para enriquecer sua pesquisa, para conhecer mais autores que escrevem sobre o assunto.

6- Peça a análise de um especialista. Esta última não é a dica menos importante, se você ainda tem dúvidas quanto à confiabilidade da informação a ser citada em sua monografia, peça a avaliação de um especialista na área e/ou orientador.

Repito que tais critérios são baseados em estudos de pesquisadores da Ciência da Informação (Tomaél et al.). Eles devem ser complementares aos critérios que sua área de pesquisa oferece.

Qualquer dúvida, sugestão e críticas: grita nos comentários. 😉