Utilidade pública! Conheça o Selo que certifica a qualidade da informação em saúde

Oi! Tudo bem? O post desta semana é sobre uma chancela brasileira que ajudará você – e qualquer amigo, parente, vizinho… – a obter informação de qualidade em saúde. Estou falando deste selo aí, oh…

selo

… o Selo Sergio Arouca de Qualidade de Informação. <3

A ideia da criação do selo surgiu para certificar as informações em saúde disponíveis em sites na internet, assegurando ao visitante {principalmente, leigos em saúde – pacientes} que a informação é confiável. Esta iniciativa foi divulgada em junho de 2016, e está sendo coordenada pelo pesquisador André Pereira Neto da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Mas não é muito fácil receber este selo. O site é submetido a um processo rigoroso de avaliação, encabeçado pela equipe do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS/ENSP) e com a participação de moradores do Complexo de Manguinhos (RJ), onde são aplicadas ferramentas baseadas em experiências e debates nacionais e internacionais. Antes do site receber efetivamente o selo, a equipe do LaISS faz algumas recomendações relacionadas a cada critério avaliado.

Em dezembro de 2016, o Selo Sergio Arouca foi concedido pela primeira vez ao blog Tuberculose: circulando a informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

selo sergio arouca tuberculose.png

Olha o Selo ali no canto superior direito.

Vale muuuiito a pena acessar o blog pra conhecer e indicar a quem precisa de esclarecimentos sobre o tema tuberculose. Se quiser saber que outros sites estão na lista de avaliação para receber o selo, clique aqui. Você também vai encontrar sites temáticos em dengue e aleitamento materno.

É uma iniciativa massa, né? Fiquei me perguntando se ela foi inspirada no HONcode, uma iniciativa internacional semelhante que já existe desde 1996 {prometo escrever um post sobre}… Será??? <3

Pronto. Agora eu preciso muito de um favor: espalha pra todo mundo essa informação que é de utilidade pública. 😉