Você já pesquisou em literatura cinzenta?

E aêÊêêÊ!!! Tudo na santa paz? Quem acompanha os posts aqui deve ter visto dicas de onde e como encontrar referências sobre temas que tem “pouca” publicação na literatura científica convencional… coisas do tipo.

Indiquei vários repositórios de pesquisa, mas ainda não falei por aqui {objetivamente} sobre o que é a literatura cinzenta, né? 

Pois bem. Essa tal literatura cinzenta é todo o documento que não foi publicado no mercado editorial, e por essa razão é um “pouquinho mais difícil” encontrá-lo. São teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, relatórios, atas de reunião… etc.

Encontrei um vídeo que explica melhor o que é a literatura cinzenta. Confere aí:

Esse tipo de fonte de informação, mesmo não tendo sido publicada, merece bastante sua atenção. É recomendado que você pesquise também nos portais que oferecem este tipo de fonte {os repositórios, por exemplo}, pois eles podem te ajudar {e MUITO!} a compor o referencial teórico do seu trabalho, indicando inclusive links interessantes para pesquisa.

Agora que você já sabe não esquece de pesquisar nesse tipo de literatura, blza? :*
__________

UPDATE: A Proquest publicou uma notícia bem legal sobre a diversidade de conteúdo na pesquisa científica que complementa este post, saca aqui. :*