E aêÊêêÊ!!! Tudo na santa paz? Quem acompanha os posts aqui deve ter visto dicas de onde e como encontrar referências sobre temas que tem “pouca” publicação na literatura científica convencional… coisas do tipo.
Indiquei vários repositórios de pesquisa, mas ainda não falei por aqui {objetivamente} sobre o que é a literatura cinzenta, né?
Pois bem. Essa tal literatura cinzenta é todo o documento que não foi publicado no mercado editorial, e por essa razão é um “pouquinho mais difícil” encontrá-lo. São teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, relatórios, atas de reunião… etc.
Encontrei um vídeo que explica melhor o que é a literatura cinzenta. Confere aí:
Esse tipo de fonte de informação, mesmo não tendo sido publicada, merece bastante sua atenção. É recomendado que você pesquise também nos portais que oferecem este tipo de fonte {os repositórios, por exemplo}, pois eles podem te ajudar {e MUITO!} a compor o referencial teórico do seu trabalho, indicando inclusive links interessantes para pesquisa.
Agora que você já sabe não esquece de pesquisar nesse tipo de literatura, blza? :*
__________
UPDATE: A Proquest publicou uma notícia bem legal sobre a diversidade de conteúdo na pesquisa científica que complementa este post, saca aqui. :*
Obrigado.
Oi, adorei sua explicação!
Queria saber pq consideram teses como literatura cinzenta.
oi Rosângela!
A definição de literatura cinzenta, a grosso modo, é tudo aquilo que não foi para o mercado editorial (como os artigos científicos, livros..) e as teses quase nunca chegam no mercado editorial iguaizinhas as suas versões ‘cruas’, entende? Sempre há alguma modificação/adaptação para atender melhor o público alvo que vai consumir aquele tipo de publicação. 😉
Impressionante! Já produzi muitíssima literatura cinzenta (inclusive livros!) e jamais tinha passado perto de tal “nomenclatura”!
Então, parabéns a vocês por exporem o vídeo da Gabriela, e MUITO obrigado.
Não largo mais do pé de vocês!