Devo abreviar o título do periódico na referência de artigo científico?

reference apa style

Quem acompanha o blog sabe que até pra abreviar título de periódico tem norma… tu visse? Se não viu, e pensa em abreviar os títulos de periódicos das suas referências, clique já aqui pra saber.

Agora, a resposta pra pergunta que intitula este post é: depende. E vou te dizer o motivo… Depende da norma que você precise usar para padronizar as referências do seu trabalho. Se liga na recomendação dos 3 estilos que mais oriento normalizar:

  • ABNT {Clique aqui para ver a atualização} – Você pode escolher se quer abreviar ou não. A NBR 6023:2002 {8.2.5} pede pra abreviar segundo a NBR 6032. Agora presta atenção: mantenha um padrão: ou abrevie todos os títulos ou nenhum.
    Ex.: Ciência da informação = Ci. Inf.

  • Vancouver – Precisa abreviar. Confira aqui algumas regras básicas.
    Ex.: The Journal of Biocommunication = J Biocommun

  • APA – Não pode abreviar. E as principais palavras do título precisam ser descritas com letra maiúscula.
    Ex.: Social Science Quarterly

Se a norma que você vai usar não é nenhuma dessas três aí de cima, você precisa verificar as recomendações e/ou os exemplos bem direitinho. Se você vai submeter um artigo a um periódico científico fique ainda mais atento!!! Não vai querer que seu trabalho não seja aceito pq não seguiu as normas do periódico, né? {isso é uó!}

E reforço: você não deve abreviar do seu jeito. Leia o post “4 dicas para abreviar corretamente títulos de periódicos” pra fazer tudo certinho.

CURIOSIDADE:
Por ter normalizado referências em vários estilos, percebi um detalhezinho besta: o título abreviado na referência ABNT tem um ponto {“.”} no final de todas as palavras, já na Vancouver, APA e em periódicos gringos esse ponto não existe. {pode dizer: “perturbadinha essa Jéssica, bichinha… hahaha} Se liga nisso tb, visse!? <3

Se precisar de ajuda, grita nos comentários. :*

2 comentário em “Devo abreviar o título do periódico na referência de artigo científico?

  1. O artigo foi redigido e submetido a revista para publicação mas estão exigindo que este titulo Atualização clinica de enfermagem no tratamento de colostomia, seja breviado nas regras de Vancouver, como fazer?

    1. Núlia, nunca tinha ouvido falar que a Vancouver tem norma para abreviar título de artigo. Tem de periódico, mas de artigo, desconheço. Você viu se no site da revista tem algum exemplo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *