Genteeeee, tudo na santa paz?
O post de hoje é pra divulgar uma novidade muito útil. Se você viu o twitter da Bireme semana passada já deve saber do que estou falando…
Lançamento da BVS Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas Américas (https://t.co/iYR2C70t38) no 1° CONGREPICS pelo Diretor e equipe da BIREME com a presença da Diretora da OPAS/OMS. Assista ao vídeo https://t.co/1hAPMvRxSz pic.twitter.com/7BB5AxucNn
— BIREME (@bireme) March 12, 2018
Foi lançada uma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) temática novinha em folha: a BVS Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), desenvolvida pela cooperação de grandes instituições acadêmicas, prestadoras de serviços, pesquisadores, organizações não governamentais, entre outros. Olha que coisa linda… <3
Como é uma base temática, óbvio que você vai encontrar documentos relacionados às MTCI, né? =P
Há mais de 2,5 milhões de registros indexados, {tem conteúdo que também está disponível na Medline, Lilacs e Wholis} entre documentos convencionais e não convencionais. Aqui você pode dar uma olhada com mais detalhes nos critérios de inclusão e exclusão de registros pra essa BVS.
Além disso tem duas coisinhas que é bom você saber:
- Os documentos disponíveis são produzidos por autores latino-americanos e caribenhos ou devem abordar conteúdo referente ao contexto da Região das Américas {independentemente da nacionalidade da autoria};
- Dentre a tipologia documental indexada na base é possível encontrar: artigos de revistas, teses, livros, capítulos de livros, relatórios técnicos, documentos governamentais, legislação, material didático, trabalhos apresentados em congressos e eventos científico-técnicos, entre outros.
Além dessa gama todinha de informações a BVS também disponibiliza:
- Um diretório (separado por país) de entidades que “trabalham na organização organização/regulação, formação, pesquisa, promoção e prestação de serviços e integração das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e práticas em saúde afins, em sistemas de saúde”.
- Uma seção de regulação e política com “informação sobre legislação, políticas públicas, modelos de implementação de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e práticas de saúde afins nos sistemas de saúde dos países das Américas, bem como a regulação sobre práticas, praticantes e produtos em MTCI”.
- Uma seção com modelos em saúde apropriados para as comunidades indígenas e diversidades étnicas.
Pronto. Tem coisa demais pra você ver, hein? Clique aqui e dê uma passadinha por lá pra conhecer essa novidade. 😉