Conheça a mais nova BVS temática da Bireme

tenor1
Genteeeee, tudo na santa paz?

O post de hoje é pra divulgar uma novidade muito útil. Se você viu o twitter da Bireme semana passada já deve saber do que estou falando…

Foi lançada uma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) temática novinha em folha: a BVS Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), desenvolvida pela cooperação de grandes instituições acadêmicas, prestadoras de serviços, pesquisadores, organizações não governamentais, entre outros. Olha que coisa linda… <3

bvs mtci

Apaixonada por esse banner, gente! <3 <3 <3

 

Como é uma base temática, óbvio que você vai encontrar documentos relacionados às MTCI, né? =P

Há mais de 2,5 milhões de registros indexados, {tem conteúdo que também está disponível na Medline, Lilacs e Wholis} entre documentos convencionais e não convencionais. Aqui você pode dar uma olhada com mais detalhes nos critérios de inclusão e exclusão de registros pra essa BVS.

Além disso tem duas coisinhas que é bom você saber:

  1. Os documentos disponíveis são produzidos por autores latino-americanos e caribenhos ou devem abordar conteúdo referente ao contexto da Região das Américas {independentemente da nacionalidade da autoria};
  2. Dentre a tipologia documental indexada na base é possível encontrar: artigos de revistas, teses, livros, capítulos de livros, relatórios técnicos, documentos governamentais, legislação, material didático, trabalhos apresentados em congressos e eventos científico-técnicos, entre outros.

Além dessa gama todinha de informações a BVS também disponibiliza:

  • Um diretório (separado por país) de entidades que “trabalham na organização organização/regulação, formação, pesquisa, promoção e prestação de serviços e integração das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e práticas em saúde afins, em sistemas de saúde”.
  • Uma seção de regulação e política com “informação sobre legislação, políticas públicas, modelos de implementação de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e práticas de saúde afins nos sistemas de saúde dos países das Américas, bem como a regulação sobre práticas, praticantes e produtos em MTCI”.
  • Uma seção com modelos em saúde apropriados para as comunidades indígenas e diversidades étnicas.

Pronto. Tem coisa demais pra você ver, hein? Clique aqui e dê uma passadinha por lá pra conhecer essa novidade. 😉