Nem só de formatação vive um trabalho acadêmico, não é verdade, senhoras e senhores?
Portanto, o post de hoje é para indicar a melhor e mais coerente fonte de informação já publicada no Brasil sobre Negócios Ecológicos.
No mundo onde o “hype” é incentivar e investir em empresas “preocupadas com o meio ambiente” e em aplicar os famosos conceitos ou métricas (como queiram chamar) do tal ESG, chega uma mulher, geógrafa e emprendedora – dentre tantas coisas que é na vida, para lançar um livro que dá um tapa na nossa cara, mostrando o que é e como de fato deve ser um negócio que se preocupa DE VERDADE com o meio ambiente e todos que nele habitam.
Lívia Humaire, essa mulher que vos falo, é autora do livro:
Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing
O impacto começa pelo título. Não satisfeita, afinal, um livro não é feito só de título – não é mesmo?! 🤣 – ela foi lá e abriu a publicação com três epígrafes profundamente reflexivas de: Milton Santos, Angela Davis e Ana Maria Primaveri {foto no final do post}. Só lembrando que Epígrafe é citação, tá? Se viajou nessa, clique aqui.
Após isso, ela vem com uma forte dedicatória e depois começa o Sumário, caros leitores. O sumário! É possível acessar uma degustação do livro no site da própria editora. Editora essa que se propõe a publicar livros para transição global.
Em resumo, o conteúdo do livro aborda:
- as vivências da autora desde o despertar de sua própria transição ecológica, até suas experiências ao empreender abrindo a primeira loja zero waste do Brasil, ministrando o curso Formação de Negócios Ecológicos {do qual eu pessoalmente – só que on-line 😜😅 – tive a oportunidade de participar de uma das turmas} e mentorando diversas empresas Brasil afora, seguindo os fundamentos de um negócio ecológico com real e genuíno propósito;
- o conceito de “transição ecológica” – que até onde sei foi um termo cunhado pela própria autora;
- os fundamentos de um negócio ecológico;
- os pecados do greenwashing – que vemos dia após dia grandes empresas {principalmente} enganando os consumidores;
- modelagem de um negócio socioecológico baseada em ferramenta específica denominada “Árvore Produto-lógica”; e
- casos de empresas nacionais e internacionais que contemplam os fundamentos do que é abordado em toda a publicação.
Achando pouco, a autora finaliza a publicação com um estudo de impacto ambiental do livro. 🥰😍
PÚBLICO-ALVO:
Para quem quer abrir ou aliar seu negócio aos cuidados com o planeta e os seres que nele habitam, “Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing” deve ser leitura obrigatória. Aos que querem conhecer melhor as artimanhas do greenwashing praticado pelas grandes empresas mundo afora, essa leitura é fundamental.
Não é publicidade, viu?! É admiração e crença de que os rumos pra gente mudar o mundo precisam passar pelo que a Lívia nos mostra nesse livro. O contrário é o mesmo que enfiar água numa agulha.
Boa leitura!
Epígrafe do livro “Negócios Eco-lógicos na Era do Greenwashing” de Lívia Humaire.