Heyyy… esses dias recebi essa dúvida lá no YouTube:
Na norma ABNT para referências, a ABNT NBR 6023:2020 não fala especificamente como proceder nesses casos, mas como as regras dela são muito semelhantes ao Código de Catalogação Anglo Americano, o AACR2. E até na ABNT NBR dá ali uma brecha pra usar esse catálogo pra fazer a ficha catlográfica, eu consulto o AACR2 pra resolver essas questões e ele diz o seguinte nesse caso…
Todas os autores que tenham cargos religiosos junto aos seus prenomes, você deve incluir esse cargo no nome da referência. E se acaso ele tiver mais de um cargo, indique preferencialmente o mais elevado. Por exemplo:
Papa Francisco = FRANCISCO, Papa
Papa João Paulo II = JOÃO PAULO II, Papa
Padre Marcelo Rossi = ROSSI, Marcelo, Padre
Arcebispo Fernando Saburido = SABURIDO, Fernando, Arcebispo
Pastor Henrique Vieira = VIEIRA, Henrique, Pastor
Na Igreja Católica também o prenome “Dom” é muito utilizado para autoridades religiosas. Como ele não faz parte do nome do sujeito, é uma espécie de título, minha interpretação é que seja descrito na referência no mesmo padrão dos cargos religiosos. Por exemplo:
Dom Hélder Câmara = CÂMARA, Hélder, Dom
Mas há quem sugira descrever os nomes com esse prenome de forma diferente: CÂMARA, Dom Hélder. Fica a seu critério escolher a melhor forma. Acho que a primeira faz mais sentido.
Dúvidas?! Manda nos comentários. 😉