Onde posicionar um Artigo Original dentro da Dissertação ou Tese {ABNT e Vancouver}

Se na sua tese ou dissertação você está usando o sistema de citação numérico (seja em Vancouver ou ABNT) e vai precisar apresentar os resultados dentro da sua dissertação em formato de artigo, este post é pra te dizer onde você vai posicionar esse artigo no seu trabalho e como vai ficar a lista de referências da sua tese/dissertação e do seu artigo.

Se tu não entendesse nada disso eu vou te explicar, mas se tu quiser ver esse conteúdo em formato de vídeo {com exemplos!}, e só clicar aqui

É muito comum na área da saúde (que foi a área que eu trabalhei por muito tempo) as teses e as dissertações apresentarem os resultados da pesquisa desenvolvida no formato de artigo científico, pra que eles submetam esse artigo a uma revista científica pra dar mais visibilidade a pesquisa realizada.

Isso é uma estrutura de conteúdo definida {normalmente} pela instituição que você vai defender o seu trabalho. Em relação a formatação, você também precisa checar as orientações da sua instituição SEMPRE. E normalmente as instituições dão dois caminhos:

O primeiro é inserir o artigo dentro dos APÊNDICES da dissertação/tese. Essa é a opção mais “organizada”, na minha opinião {baseada no que dizem as normas} porque na estrutura da tese/dissertação, a lista de referências vem antes dos apêndices e você vai listar as referências que você citou ao longo da sua dissertação (ali na introdução, metodologia). Seja o sistema de citação numérico ou autor-data.

E as referências do artigo estarão posicionadas dentro do artigo que vai tá no Apêndice, formatado de acordo com as normas da revista direitinho sem nenhum problema. Esse é o caminho que não vai dar conflito com as normas padrão ABNT e Vancouver.

o segundo caminho que algumas instituições orientam é: formatar o artigo de acordo com as normas da revista e meter ele dentro do capítulo RESULTADOS.

Assim, as citações do artigo vão iniciar pelo número 1, mas a sua dissertação – que tem um sistema citação numérico – também vai iniciar a contagem das citações pelo número 1. E não dá pra ter mais de uma referência com o mesmo(s) número(s), pois vai confundir o leitor. Eu tô falando número 1 aqui, mas isso se estende para citações que tem o mesmo número com referências diferentes.

No sistema de citação numérico você não pode ter duas referências diferentes com números de ordem iguais.

Então o que se faz: quando você mete o artigo todo formatadinho no capítulo RESULTADOS. Você ignora as citações deste artigo na lista final das referências da sua tese.

Pelas orientações das normas Vancouver e ABNT, isso é uma solução MUITO ERRADA pq a lista de referência de um trabalho é tudo aquilo que você citou dentro do seu trabalho e se o artigo antecede a lista de referências do seu trabalho, as referências citadas nesse artigo também devem estar dentro da lista de referências do trabalho.

No entanto, as instituições tem essa opção de dizer como elas querem que seus alunos apresentem o formato final do seu trabalho. Logo, o que vai efetivamente na lista de referências da tese é tudo o que foi citado até o último capítulo, exceto o que citou nos artigos – pq cada um vai ter sua lista de referência própria.

Deu pra compreender? Se não, esse conteúdo também está em formato de vídeo com exemplos bem claros… clica aqui pra assistir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.