Encontre mais fontes para o referencial teórico da sua monografia

estudando

OieeeRRR! Tá difícil encontrar fontes para escrever o referencial teórico da sua monografia? Talvez você precise sair da sua “zona de conforto”… já parou pra refletir sobre isso? Não?! Então prestenção nestes dois alertas:

ALERTA I, se você não achou nada relevante sobre o seu tema não se aperreie: isso não quer dizer {necessariamente} que ele nunca foi pesquisado por alguém. Você pode estar utilizando as palavras e/ou estratégias de busca de maneira não adequada à base na qual você está pesquisando. Sacou? Cada base tem uma linguagem de busca específica {além das universais}, o campo ajuda da base pode te ajudar a entender tal linguagem.

ALERTA II, procure bases de dados diferentes das quais você já pesquisou {adequando as estratégias de busca}. Não limite sua busca à uma base/portal, faça uma pesquisa exaustiva em várias bases {5, 10… bases, não se acanhe}. Arregace as mangas e vá atrás.

Se você não conhece bases diferentes das basiconas da sua área de atuação, tenho uma dica master:

Recorra aos repositórios institucionais. Nas últimas décadas, universidades e instituições {ligadas à produção científica de forma geral} têm implantado repositórios online como uma forma de organizar e preservar suas produções técnico-científicas, além de divulgar e disponibilizar {a grande maioria} gratuitamente fontes confiáveis que podem servir muito para compor um referencial teórico de um trabalho científico.

Nesses repositórios, grande parte dos documentos indexados são monografias, dissertações e teses, fontes que dificilmente são indexadas em grandes bases de periódicos, por exemplo, e que podem complementar sua busca significativamente. É possível encontrar também artigos científicos, relatórios técnicos, materiais audiovisuais e muitos outros tipos de documentos.

O cuidado que você deve ter ao citar documentos indexados em repositórios é o mesmo que que se deve ter ao citar qualquer outro tipo de documento: analise a confiabilidade da informação. {Este post traz umas dicas para descobrir se uma fonte é confiável.}

Vai com fé e persistência que você pode encontrar aquela fonte-chave pra sua monografia em algum repositório. E fica ligado aqui no blog que vou apresentar os principais repositórios do país e do mundo. 😉 <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.