Aprenda a referenciar uma fonte com duas datas de publicação

2009-new-year1Oi! Tudo bem com você?! Você precisa referenciar uma fonte de informação com duas datas de publicação? Então lê este post que vai te ajudar…

É o seguinte.. a 6023 ABNT (2002) é quem vai te dar esta resposta, mas eu já fui lá ver pra te dizer: a seção 8 fala da transcrição dos elementos da referência, e na 8.6 e suas respectivas subseções mostram as especificidades de descrição de data. Nenhuma delas diz explicitamente o que você deve fazer com uma fonte que tenha duas menções de data, a seção que traz algo semelhante é a 8.6.3 que diz:

“Nas referências de vários volumes de um documento, produzido em um período [tipo uma coleção], indicam-se as datas mais antiga e mais recente da publicação, separadas por hífen.”.
Ex.: FRANCO, Fátima. Tratado de direito civil. São Paulo: Lemos Lima, 2001-2008. 12 v.

Mas se a fonte que você está em mãos não tem vários volumes, indico você fazer o seguinte: mencione a data mais atual. Inclusive, sempre que estou catalogando uma publicação na biblioteca vou atrás de algum registro de data mais atual que a óbvia que apareceu em minha frente. Esse é o pulo do gato. 😉

Se tiver mais dúvidas já sabe: comentários! 🙂 :*

3 comentário em “Aprenda a referenciar uma fonte com duas datas de publicação

  1. Estou fazendo a referência do meu TCC. O material em questão é uma apostila usada para fins didáticos e ela tem duas edições. qual data eu devo referenciar?
    “PROPRIEDADES DA MADEIRA
    1ª. edição: fevereiro/ 2.005; 4ª edição: novembro/ 2.012
    Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da UFPR
    Prof. Dr. João Carlos Moreschi.”

    1. Olá Prof. João!

      Desculpa a demora pra responder… talvez até tenhas terminado seu TCC. =P Mas vamos lá.. sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas, né?
      A orientação é sempre referencia a edição e ano mais atual. Mas caso você tivesse duas apostilas e citasse uma informação de cada, aí você deveria referenciar as duas separadamente. 😉

      =*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.