Conheça o portal que te leva a grandes museus do mundo sem sair de casa

Alô, alô, vocêêee!! Você que é interessado em cultura e história do Brasil: este post te mostrará fontes valiosas sobre tais temas e promete te fazer viajar sem perceber…

brasiliana

Trata-se de uma base on-line que disponibiliza a coleção iconográfica Brasiliana. Composta por desenhos, aquarelas, pinturas, gravuras e impressos, datados entre os séculos XVI e XX, de coleções públicas e privadas de vários lugares do mundo (algumas obras com comentários e interpretações de especialistas).

É um projeto muito interessante dirigido por grandes instituições, tais como: a Fundação Biblioteca Nacional, Instituto Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Você pode encontrar mais detalhes clicando aqui.

São mais de 2.500 obras e você pode fazer uma pesquisa na caixa de busca da home (na foto aí de cima), ou abrindo o menu (no alto direito da página) navegar sobre as obras e filtrar por: tipo, autoria, assunto, local, período e acervo.

brasiliana pernambuco

Filtrei pelo local “Pernambuco” e encontrei 34 gravuras belíssimas que só tinha visto {parte delas} em museus… achei maraaaaaaa!!! Olha que massa a Ponte da Boa Vista no Centro do Recife {nossa famosa “ponte de ferro“} retratada em 1852:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além das obras, há artigos escritos por especialistas das instituições responsáveis pela base e também é possível navegar por: autores; assuntos; por uma linha do tempo (que vai de 1500 a 1922) e por mapa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gente… é sensacional esse portal. S E N S A C I O N A L!!!!!! Qualquer curioso pode passar horas navegando nele… Amei! Amei! Amei! Indico demais pra todo mundo… Clique aqui e comece a viagem… <3 <3 <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.