Paráfrase ou Citação indireta? Saiba como fazer seguindo as Normas APA

Compilei 7 regras que você saber sobre citação indireta, segundo o Manual APA 7.

Mas antes de qualquer coisa, é importante você saber que o manual APA chama citação indireta de paráfrase. A gente conhece como citação indireta porque é a forma que a ABNT chama paráfrase, mas na prática trataremos aqui como sinônimos, combinado?

7 Regras do Manual APA para Citação Indireta / Paráfrase

Regra #1

A APA diz que usar paráfrases em seu trabalho é uma forma interessante e eficaz de resumir e sintetizar as informações de uma ou mais fontes que você encontra nas suas pesquisas sobre o tema do seu trabalho.

Regra #2

O manual sugere, inclusive, que você parafraseie mais do que cite diretamente, ou seja, que você faça mais citação indireta do que direta. E que você use um tom mais profissional ao descrever conceitos e ideias com suas próprias palavras.

Regra #3

Quando você parafrasear, obviamente, você precisa citar. Você montar a referência e fazer a citação narrativa ou parentética, conforme a fonte que você está citando. Falei sobre isso no vídeo sobre citações APA. O que não falei é que, a paráfrase não precisa ter o número da página de onde você retirou aquela ideia, mas se você quiser colocar não em problema, isso ajudar o leitor do seu trabalho a localizar aquela menção na fonte que você citou.

Regra #4

O Manual APA diz que todas essas orientações são para você parafrasear fontes primárias. Ou seja, se você pegou uma fonte e ela citou outra fonte e você quer citar essa outra fonte que ela citou, o ideal é você ir atrás dessa fonte para citá-la como fonte primária, entendeu. Se não, você vai precisar fazer uma citação de fonte secundária, que seria a nossa conhecida “citação de citação”. Se complicou, fala nos comentários. 😅

Se quiser que eu faça vídeo de como fazer citação de citação, segundo as normas da APA, pede aí nos comentários.

Regra #5

Paráfrases muito extensas, de mais de uma frase no mesmo parágrafo, devem ter a chamada da citação na primeira frase da menção, e nas outras deve estar claro que se trata ainda de uma paráfrase do mesmo trabalho, não precisa fazer a mesma chamada de citação. E essa chamada pode ser parentética ou narrativa. Se optar pela chamada ser narrativa, você pode omitir o ano da citação nas frases subsequentes.

Regra #6

Se a paráfrase continuar em outro parágrafo, você vai precisar por a chamada da citação nele novamente.

Regra #7

Se a paráfrase tiver citações múltiplas, ou seja, citações de mais de uma obra, aí você vai precisar repetir essa chamada da citação, pra ficar claro ali qual é a obra que você tá parafraseando.

_______

Se quiser ver exemplos, é só ir ver o vídeo explicativo lá no canal no YouTube. 🤓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.