As margens de um trabalho APA são muito simples de configurar, mas já o espaçamento entre linhas você precisa ficar atento: separei 7 orientações que você precisa estar atento ao formatar todo o espaçamento entre linhas do seu trabalho acadêmico APA.
Lembrando que se você preferir ver o conteúdo deste post em vídeo, é só clicar aqui. Se não, continua lendo…
É importante lembrar que o Manual APA não rege formatação de tese, dissertação e TCC de graduação, tá? Já falei sobre isso num vídeo lá no canal, clique aqui pra assistir.
As margens de um trabalho acadêmico segundo Manual APA 7
As margens de um trabalho APA devem ser iguais para todos os lados: 2,54 cm.
Agoraaaa, mesmo a norma não regendo formatação de monografias, ela sugere que: para fins de encadernação, monografias, dissertações e teses podem ter as margens diferentes, como uma margem esquerda de 3 cm, por exemplo.
Mas é importante se atentar que: quem vai definir as margens do seu TCC é o Manual da sua instituição que adaptou o modelo APA pra tese e dissertação e monografia de graduação, viu?! #SeLiga
Espaçamento entre linhas de um trabalho acadêmico segundo Manual APA 7
Já o espaçamento entre linhas em um TCC APA deve ser duplo em todo o trabalho, incluindo: página de título, resumos, títulos, citações em bloco, lista de referências, notas de tabelas e figuras, apêndices. Mas sempre há algumas exceções e pontos de atenção, né? Separei esses 7:
- Na página de título deve haver uma linha em branco entre o título e a linha dos autores; e entre a filiação do último autor e qualquer nota de autor que haja no trabalho. E essas linhas em branco precisam ter espaçamento duplo.
- Os conteúdos dentro das tabelas e os textos que aparecem nas figuras, podem ter espaçamento simples, 1,5 ou duplo. Depende da forma como melhor se apresentará essas tabelas, você escolhe qual espaçamento fica melhor. Mas ATENÇÃO: os títulos e as notas desses elementos precisam estar com espaçamento duplo, ok?!
- As tabelas e figuras devem ser separadas do texto por uma linha em branco de espaçamento duplo.
- As notas de rodapé devem ter o espaçamento conforme seu editor de texto. Pra quem usa o Microsoft Word, normalmente as notas são configuradas com espaçamento simples.
- Se no seu trabalho tiver nota de fim, que são aquelas apresentadas após a lista de referências, elas devem ter espaçamento igual ao texto: duplo com o recuo do parágrafo na primeira linha.
- Se no seu trabalho tem equações, é permitido aplicar espaçamento triplo ou quadruplo em circunstâncias especiais, como antes e depois de uma equação.
- Nos títulos e subtítulos do seu texto, não é necessário inserir linhas em branco antes ou depois deles, nem espaçamento extra entre parágrafos.
No vídeo deste post mostro a maior parte dessas exceções com exemplos. Talvez seja mais fácil de assimilar assistindo, clica aqui pra ver.
Agora vai ler este post sobre as fontes que você deve usar no seu trabalho, sugeridas pelo Manual APA.