Como fazer Citação Direta Curta pelas Normas da ABNT

São 3 passos básicos que tu precisa saber pra fazer uma citação direta no seu TCC, segundo a norma de citações ABNT, a NBR 10520:2023, e o terceiro é o mais chatinho, mas neste post vou te mostrar de um jeito que tu num vai errar.

Se você quiser ver o conteúdo deste post em vídeo, é só clicar aqui. Se não, pode continuar lendo mesmo…

O que é citação direta?

A citação direta é aquele trecho de um documento que você copia e cola no seu trabalho, com todas as palavras do autor, sem tirar nem por.

3 passos para fazer uma citação direta curta ABNT

PASSO 1 – VERIFICAR QUANTIDADE DE LINHAS

A citação direta curta é aquela que tem até 3 linhas, considerando que seu trabalho está sendo digitado com as seguintes configurações: papel A4, margem 3 3 2 2, fonte tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5. Já mostrei aqui como configura tudo isso.

Ao colar o trecho no meu trabalho no Word, eu costumo colar no início de uma linha pra ver a extensão da citação. Se tiver até 3 linhas, vou imediatamente para o passo 2:

PASSO 2 – COLOCAR AS ASPAS DUPLAS NO INÍCIO E NO FIM DO TRECHO

as bibliotecas, como responsáveis pela difusão da informação, incorporaram as tecnologias da informação no seu dia a dia como suporte assistencial aos usuários, que sofrem pelo acúmulo de informação e pela falta de pessoal

Depois disso, você vai finalmente para o passo 3:

PASSO 3 – FAZER A CHAMADA DA CITAÇÃO

Mas pra fazer isso, o ideal é você formatar a referência do documento de onde você tirou essa citação pra só depois saber a forma correta de citar essa ela no texto. Pq existe uma lógica da construção da citação autor data ABNT que eu expliquei neste vídeo cheio de exemplos.

Construa a referência:

RAMOS, Magda Camargo Lange. A utopia dos bits: impacto das tecnologias de informação na interação bibliotecário/usuário (de graduação) da biblioteca universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. 2003. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/85524/193152.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 fev. 2014.

Agora sim você tá pronto pra fazer a citação do documento tendo duas possibilidades:

  • citação narrativa – Por sua vez, Ramos (2003, p. 35) mostrou que “as bibliotecas, como responsáveis pela difusão da informação, incorporaram as tecnologias da informação no seu dia a dia como suporte assistencial aos usuários, que sofrem pelo acúmulo de informação e pela falta de pessoal”.
  • citação parentética – Por sua vez, “as bibliotecas, como responsáveis pela difusão da informação, incorporaram as tecnologias da informação no seu dia a dia como suporte assistencial aos usuários, que sofrem pelo acúmulo de informação e pela falta de pessoal” (Ramos, 2003, p. 35).

Lembrando que: se o documento referenciado não for paginado, no lugar da página você pode tentar identificar a posição do trecho no documento, como o parágrafo (par.) ou a localização (local.), se for e-book, sempre usando essas palavras abreviadas.

Agora se a sua citação direta tiver mais de 3 linhas, você deve fazer outros ajustes que eu conto neste vídeo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.