Quem me acompanha nos stories do Instagram viu que nas últimas semanas ministrei oficinas sobre padrão de normalização, pra uma galera que tá escrevendo {ou prestes a escrever} monografia.
Esses momentos são excelentes oportunidades para aprender mais sobre o tema e me dão mais certeza do que já falei por aqui: é impossível encontrar um manual que responderá TODAS AS SUAS DÚVIDAS para referenciar um documento, pois há inúmeros tipos de documentos e inúmeros padrões a serem seguidos…
Pras normas estrangeiras, tenho visto que as pessoas meio que “abntizam” os padrões quando não encontraram instruções ou exemplos na norma indicada. Este post é pra você parar de usar o padrão ABNT quando precisa usar o Vancouver, blza? hehehe
Se você precisa referenciar, no Estilo Vancouver, um documento que não tenha o local de publicação descrito {explicitamente} na fonte, você tem duas opções:
1) Se você tem condições de saber onde é a sede do editor responsável, ou consegue identificar alguma menção de local no corpo do texto, descreva a cidade entre colchetes. Tipo, a publicação é do Conselho Federal de Psicologia, a sede é em Brasília {dei um google}, põe o local:
[Brasília]: Conselho Federal de Psicologia;
2) Não tem o local de jeito nenhum? Então use assim:
[place unknown]: Internet Ophthalmology;
Simples, né? Nada de por [s.n.] pra padrão Vancouver, combinado? 😉
1 comentário em “Pare de normalizar artigos pelas normas Vancouver usando as normas ABNT”