Museus como fontes de informação

Museu da Inconfidência – Ouro Preto – MG (2011).

Saudades de poder visitar um museu, minha filha? MUITA!

Desde sempre visito museus. Minha última visita foi em novembro de 2019, ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, mas por hoje ser Dia de Tiradentes trouxe fotos da minha visita a alguns museus da cidade de Ouro Preto (Minas Gerais) e outra do meu museu favorito de Recife (Pernambuco), o Cais do Sertão.

Sempre que posso visito o mesmo museu mais de uma vez , e a cada visita vejo algo novo ou algo sob um novo olhar. Acredito que com todo mundo é assim e em todo museu. 🙂

Os museus são {ou deveriam ser} lugares de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, pois é entendendo o passado que entendemos o presente e construímos um futuro melhor. Ouvi ou li algo parecido com essa frase, não lembro onde nem quando, mas sempre que vou a algum lugar diferente ela ecoa em minha mente e me faz lembrar de incluir na minha programação uma visita ao museu da cidade.

Museu do Trem, Ouro Preto, MG (2011).

Nem preciso dizer que os museus são lugares incríveis de busca de informação para referência em trabalhos de escola, de faculdade, de pós… de qualquer nível de ensino. As exposições permanentes ou temporárias passam por um processo de curadoria realizado por profissionais especialistas no tema abordado. Quase sempre no início da exposição você verá uma lista da equipe responsável por montá-la.

 

Museu Cais do Sertão, Recife, PE (2014).

Algumas instituições conseguem disponibilizar on-line suas exposições. Óbvio que a experiência de navegar on-line numa exposição é bem diferente de ‘caminhar off-line’ em lindos e poderosos prédios que normalmente abrigam os museus, né? Mas se o intuito é buscar informação para compor algum trabalho, é muito válido navegar on-line, principalmente porque é possível ver exposições de qualquer instituição do mundo.

Olha aqui essa exposição sobre a luta das mulheres pelo direito ao voto nos Estados Unidos, exposta na Biblioteca do Congresso Americano {Library of Congress}, em maio de 2019.

Shall not be denied: women fight for the vote.

 

São tantas informações e documentos importantíssimos que nos trazem um recorte precioso dessa história. E tudo está a um clique: fotografias, vídeos, livros, cartas… não dá para dispensar fontes ricas como essas, muito menos deixar de fazer essa visita on-line, né?!
______________________

Conhecem outras exposições on-line imperdíveis? 
Qual o seu museu favorito?
Qual museu você tem muita vontade de conhecer? 😉

Compartilha nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *