O que aconteceu com o Portal SBE?

Que danado foi que aconteceu com o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE)?

 

Em 2012 o PSBE nasceu como uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Ministério da Saúde – MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) com objetivo de oferecer uma biblioteca virtual com conteúdo em saúde baseadas em evidências para que profissionais de saúde pudessem ter acesso às mais recentes evidências, incentivando a prática baseada em evidências, para atender melhor à população nos hospitais e unidades de saúde de todo o país.

Lembro que tive a oportunidade de ver uma apresentação da ferramenta e questionei porque não foram incluídos os profissionais de biblioteconomia, considerando que esses são multiplicadores importantes para o uso de fontes como o Portal – inclusive até já falei dele por aqui. Certamente essa questão ajudou a incluir o cadastro dos bibliotecários com registro nos conselhos da classe e tive acesso à ferramenta, divulgando-a nos treinamentos dos usuários da unidade de informação que atuava até então.

No entanto, nos últimos três a quatro anos, pelo menos, percebi que o portal já não oferecia mais bases importantes e procuradas pela comunidade usuária que atendia, tais como: a Micromedex, Nursing Reference Center, Access Medicine e Dynamed.

É triste logar no portal hoje e ver que ele parece estar abandonado, pois essas e outras bases ainda estão lá, mas com o link sem funcionar – notoriamente porque o MS não renovou os contratos com os fornecedores. A home ainda existe, dados de contato e tudo, mas puxa vida… não dá nem pra limpar essa lista de fontes que ainda estão disponíveis?

É uma pena… dá desgosto. =/

E vocês como se sentem em relação a esse abandono? Quem aí acessava ou ainda acessa conta nos comentários. E se você é bem djovem e nunca ouviu falar nesse portal, comenta aí tb. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *