A MULHER DA CASA ABANDONADA – Como fazer referência de podcast nas normas ABNT

O blog tá bem movimentado esta semana, né? hahaha
É que tô manifestada e aproveitando as oportunidades de trazer conteúdo pra você sem perder tanto o timing de alguns momentos. Vamo simbora!! 😉


Você sabe o que danado é o burburinho sobre
A MULHER DA CASA ABANDONADA?

imagem do YouTube da Folha de S.Paulo

Pois bem… é um podcast da Folha de São Paulo que finalmente eu comecei a ouvir ontem (12/jul) – instigada pelo resumo que a Lorelay Fox (que eu amo!) fez no canal dela no YouTube. O podcast é tão bom {mas tão bom!!} que maratonei os 5 episódios enquanto fazia minhas atividades diárias. E hoje, 13/jul, enquanto escrevo este post estou ouvindo o sexto episódio do podcast.

O podcast traz uma história de uma mulher que vive (a esta altura, vivia, eu acho) numa casa abandonada em Higienópolis – bairro nobre de São Paulo – compilada pelo jornalista Chico Felitti com uma preciosidade de detalhes digna de uma série de TV. Trabalho incrível!

Tá… mas o que danado tem a ver essa história com este blog? O título deste post é a resposta…

Enquanto ouvia os episódios comentei na hora com meu Chapa:

UAI NOT? Let’simbora?! 🙂

Pela norma ABNT o podcast é um documento sonoro em meio eletrônico e os elementos essenciais para referenciar o podcast são os mesmos para um documento sonoro: “título, responsável pela autoria, compositor, intérprete, ledor, entre outros, local, gravadora, data e especificação do suporte”, com o seguinte modelo:

NOME do podcast [com a primeira palavra em CAIXA ALTA] e n° do episódio: título do episódio. [pessoas envolvidas no episódio que podem ser: o locutor, apresentador… mencionando sempre a função de cada um]. Local de publicação: [envolvidos relacionados à edição do podcast que pode ser: a gravadora, mantenedora, editora], data de publicação. Podcast (se quiser pode incluir a duração também). Disponível em: [link de acesso]. Acesso em: [data do acesso].

Importante: se o podcast for de entrevista, o nome do entrevistado deve ser a entrada da referência, tá?

Agora vamos aplicar o exemplo do podcast que me fez escrever este post:


A MULHER da casa abandonada Ep. 1: A Mulher. [Locução de:] Chico Felitti. [São Paulo]: Folha de S.Paulo, 8 jun. 2022. Podcast (40 min). Disponível em: https://deezer.page.link/1Dz4FRUXKYoF1o4s5. Acesso em: 13 jul. 2022.


É isso. Conta nos comentários se você ouviu e o que achou do podcast. 🙂

Se tiver dúvida já sabe: comentários! E fica ligadis que amanhã tem mais post e um vlog brabezaaa no nosso YouTube. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.