Como fazer Referência de artigos do UpToDate pelas normas APA

Olá, comunidadeeeee! Bora trazer um pouco de normas APA pra este espaço? Tô muito abntizada lá no YouTube… 😅

A UpToDate é uma ferramenta de informação médica, baseada em evidências, para tomada de decisão clínica à beira do leito.

O primeiro contato que tive com esse recurso de informação foi em 2011 quando fiz a seleção para trabalhar num hospital da minha cidade. É uma base proprietária (paga e não é barata!) que eu passei a indicar como uma boa fonte básica de pesquisa – para que a partir de tópicos dela, o estudante/pesquisador possa buscar outras referências, palavras-chave, autores e assim expandir sua busca.

Hoje mesmo {no dia que escrevi este post} indiquei UpToDate para duas estudantes de medicina que me procuraram para orientações de pesquisa em bases de dados. A maioria das referências da lista já tem o link pra onde elas são indexadas.

Mas este post é pra trazer um exemplo de referência de UpToDate usando as normas APA, pois há um tópico específico para esse tipo de referência e algumas orientações:

  • Use o ano da última edição na data (last updated)
  • Inclua sempre a data de acesso, que é o Retrieved, pois a UpToDate pode mudar o conteúdo a qualquer momento.
  • Se for mencionar o nome da UpToDate no meio do seu texto, não dê destaque em itálico.

E a referência fica assim:

McIntosh, K. (2023). COVID-19: Epidemiology, virology, and prevention. UpToDate. Retrieved June 27, 2023, from https://www.uptodate.com/contents/covid-19-epidemiology-virology-and-prevention


É isso. Dúvidas nos comentários. 😎😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.