Como fazer Citação em TCC pelas normas ABNT

Há 3 possibilidades de você fazer citações em seu trabalho acadêmico, seguindo as normas da ABNT, mas apenas 2 são sistemas formais. Vou te dizer neste post quais são esses sistemas e qual deles é o mais fácil, na minha humilde opinião.

A norma ABNT que fala sobre os sistemas de citação é a ABNT NBR 10520 e a edição vigente hoje é a que foi publicada em 2023.

Nessa atualização, não foi acrescentado nenhum novo sistema de citação. O que foi modificado foi a formatação das citações no sistema autor data e a norma ampliou as orientações para formatar o sistema numérico.

Se quiser assistir em vídeo o conteúdo deste post, clique aqui. Se preferir o texto, fica aqui mesmo…

Sistema de Citação AUTOR-DATA – ABNT

É o mais conhecido sistema de citação da ABNT: o sistema autor-data. Onde você faz a menção, no texto, da entrada da referência com o ano de publicação da referência e, quando a citação é direta, da página ou outro localizador daquela citação.

A entrada da referência nesse sistema de citação autor-data pode ser o sobrenome do autor a primeira palavra do título, caso a referência não tenha autor. E nessa atualização da norma, a mudança mais relevante foi a de descrever essa entrada da referência só com a primeira letra maiúscula do sobrenome do autor ou do título da referência, exceto se essa entrada seja uma sigla, daí virá tudo em caixa alta, se essa sigla for escrita toda maiúscula.

Exemplo de citação autor-data ABNT:

Essa citação pode ser descrita no texto ou dentro de parênteses, como no exemplo:

NO TEXTO = De acordo com Challub (2012, p. 3), “o aumento da acessibilidade e maximização do impacto da pesquisa, assim como a visibilidade do pesquisador e da instituição de ensino e pesquisa”.

DENTRO DE PARÊNTESIS = “O aumento da acessibilidade e maximização do impacto da pesquisa, assim como a visibilidade do pesquisador e da instituição de ensino e pesquisa” (Challub, 2012, p. 3).

REFERÊNCIA = CHALLUB, Tania. Ações para implantação de repositórios institucionais em universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 115-126, 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12147. Acesso em: 13 fev. 2014.

Em vários vídeos lá no canal do YouTube eu mostro exemplos de citação autor-data, dependendo do tipo de referência. Podes maratonar a playlist de Normas ABNT lá do canal.

Sistema de Citação NUMÉRICO – ABNT

O segundo sistema de chamada de citação é o sistema numérico – que é aquele em que você dá um número para cada referência citada no seu trabalho e todas as vezes que você citar essa referência em qualquer parte do trabalho ela vai ter esse mesmo número.

Tem uma aula atualizada sobre esse sistema de chamada de citação, acordo com a norma de 2023, clique aqui para assistir.

NOTAS DE REFERÊNCIA – ABNT

As notas de referência não são consideradas pela norma como um sistema de citação {ao menos não está no capítulo destinado aos sistemas, está noutro capítulo a parte}. Mas como ela está disponível na norma de citação, entende-se que é possível utilizá-las como uma sistema. Afinal, não faz muito sentido mesclar esse sistema com algum dos outros sistemas “oficiais”.

E elas funcionam assim: sempre que você fizer uma citação no texto, seja direta ou indireta, você insere uma nota de rodapé com a referência ali mesmo na página que você fez a citação. A cada inserção de referência, vai inserindo um número consecutivo, mesmo que a referência já tenha sido citada antes, ela receberá sempre um número diferente.

Mas existe uma série de orientações pra você não ficar repetindo essas referências completas o tempo todo e eu dei uma aula bem completona, toda de acordo com a ABNT NBR 10520:2023. Falei sobre elas neste vídeo.


Sabendo que existe essas 3 possibilidades, não preciso dizer que você precisa escolher uma dessas e seguir ela para o trabalho todo, blza?

E dentre esses 3, na minha opinião, o mais fácil é o sistema numérico, pq você não precisa se preocupar com menção correta de entrada de referência. É só usar um gerenciador de referência pra ajustar automaticamente os números das citações pra você e ganhar tempo de vida. 😎

Agora vai assistir a aula do Mendeley e do Zotero, gerenciadores de referência que podem te ajudar a fazer as citações e referências de forma automática no seu trabalho acadêmico.

Deixa um comentário se esse post foi útil pra você. 🩵

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.