3 fontes de informação científica para você ganhar mais tempo na sua pesquisa

Olá, tudo tranquilo?

Você consegue se identificar com essa charge?

pesquisas

São tantas as fontes de informação disponíveis, principalmente on-line, que é capaz da gente ficar meio perdido mesmo, sem saber quais caminhos trilhar, né? Mas aqui no infonormas ninguém vai se sentir assim. Prometo. Por essa razão, vou te dar três dicas de fontes virtuais {com muitas coleções agregadas} que farão você poupar seu tempo precioso e pegar o atalho mais seguro, pra sair o mais rápido possível desse labirinto mental que você se meteu.

1) Portal de Periódicos da Capes

periodicoss

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que disponibiliza para instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, englobando em seu acervo mais de 35 mil títulos de periódicos com texto completo, além de bases referenciais, livros, enciclopédias, patentes, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

2) Scielo

scielo

A Scielo é uma biblioteca eletrônica de acesso aberto onde você pode encontrar periódicos latino-americanos e livros publicados no Brasil. Desenvolvida em 1998, a partir de um projeto da FAPESP com apoio – desde 2002 – do CNPq, o Scielo é um projeto de sucesso que propôs desenvolver uma metodologia de “preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico”, incorporando constantemente novos títulos à coleção.

3) OasisBr

OasisBRRepositório de acesso aberto {i.e. disponíveis gratuitamente} com mais de um milhão de registros, o OasisBr é uma plataforma de busca integrada que concentra resultados das seguintes fontes: Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, Repositórios Institucionais, Revistas Eletrônicas, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

*Dica Master: inicie suas pesquisas por portais desse tipo, pois eles agregam muitas coleções e assim você não perderá tempo pesquisando em fontes separadamente. Cada portal tem suas especificidades na pesquisa, procure conhecê-las para aproveitar melhor seus engenhos de busca.

Se quiser saber mais, abuse nos comentários. Será um prazer ajudar. 😉