Digitação. Que tipo e tamanho de fonte você deve usar?

Olá! Você já começou a escrever sua monografia? Então, pra começar a ter uma ideia do quanto você já escreveu e até ganhar tempo na formatação final, use o tipo e tamanho da fonte corretos. Vou te mostrar o caminho, bora lá?

Em geral, não é exigido um tipo de fonte específico nas normas {ABNT}. Na verdade, essa exigência varia de acordo com a instituição. Porém, as fontes mais utilizadas e indicadas para escrever monografias são a Times New Roman e a Arial. Mas, qual das duas escolher? Bem, vai uma breve análise de cada uma:

times

Leigamente falando, a diferença entre as duas é muito pouca. Mas é bom ter uma ideia. A Times New Roman é uma fonte aparentemente pequena {comparada à Arial} e com serifa. A Arial já é uma fonte maior e sem serifa, é mais “redondinha”, e {comparada à Times} ocupa mais espaço no documento. A diferença nesse espaço, porém, é bem menor. Clique na imagem abaixo e compare:

arial -

Viu como é sutil a diferença? Neste exemplo, usei fonte tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5. Se o manual de normalização da sua instituição não determinar que tipo de fonte usar, você pode escolher tranquilamente entre as duas (eu prefiro a Arial <3).

Já sobre o tamanho da fonte, aí também vai depender do manual de sua instituição. A ABNT dita o tamanho: fonte tamanho 12 para todo o trabalho, exceto: citação com mais de três linhas, notas de rodapé, número das páginas, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e tabelas. O Manual do IMIP (2013), por exemplo, exige fonte tamanho 12 para o texto, e fonte tamanho 14 para títulos e subtítulos.

Veja direitinho em sua instituição o manual de normalização que ela dispõe, blza?

PS: O post foi útil? Tire dúvidas, critique e dê sugestões. Ah! E não esqueça de se cadastrar em nossa Lista Vip, clique aqui e receba dicas exclusivas além de novidades.😉

7 comentário em “Digitação. Que tipo e tamanho de fonte você deve usar?

  1. Olá, se eu usar arial para fazer a capa eu necessariamente tenho que utilizar arial no texto inteiro?
    Pois, eu particularmente acho a arial mais bonita para fazer a capa, contracapa etc. e a times para fazer o desenvolvimento do texto mas sempre termino deixando tudo em arial devido as dúvidas. Já procurei esse tipo de informação no manual da minha instituição mas não encontrei respostas.
    Será que podes me ajudar?

    1. Oi Anaaa!! A norma não diz que você deve usar o mesmo tipo de fonte pro trabalho inteiro, mas que ela deve ter o mesmo tamanho, exceto pra uns elementos específicos. Logo, se não tá lá explícito, penso que você pode mudar. Mas olha, não recomendo que faças isso… se tu começou com Arial, termina com Arial mesmo. 😉 É uma fonte massa, super comum em trabalhos acadêmicos e ainda é toda redondinha, ótima pra quem quer que o trabalho tenha mais páginas, quando comparada a Times New Roman. hehehe
      Agora se tem informações em tabelas ou quadros gosto de mudar o tipo da fonte pra dar um destaquezinho, entende?
      Mas olha.. se a norma da tua instituição não se incomoda com fazer diferente… se joga e faz! =*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *