Conheça 3 fontes científicas brasileiras sobre CAFÉ

cafe coffee
E aí, tudo bem? Navegando pelo IG em 24 de maio descobri que era o dia nacional do café. Gosto tantooo de um cafezinho… <3 {mesmo tomando pouco pq fico bem alerta com ele. #SimSouFracaPraCafé} fui logo fazer um pra comemorar o dia. hehehe

Naquele momento de degustação me perguntei: será que tem fonte de informação científica especializada em café aqui no Brasil? Numa pesquisa rápida achei logo três!

Se você é curioso ou conhece alguém que seja ou que esteja pesquisando sobre café se liga nessas fontes… 

No Brasil:

ImpressãoFiquei passada com essa Embrapa Café, minha genteeee!!! Eles participam de discussões e formam políticas públicas no setor cafeeiro.. tem um monte de gente lá pesquisando e desenvolvendo projetos nas áreas de biotecnologia, melhoramento genético do cafeeiro, fitotecnia, colheita, pós-colheita… #éBabado! E óbvio que eles tem um monteee de material sobre café, né? Mais de 900 registros… repara aqui e na home do site deles tb.

livro-cafe-e1424991374434

 

Coffee Science é um periódico da Universidade Federal de Lavras (MG) e do Consórcio Pesquisa Café {indexado até na Scopus} que publica artigos para contribuir com o desenvolvimento da cafeicultura. O primeiro número foi lançado em 2006. Desde 2016, é uma publicação exclusivamente online e sai um novo número a cada quatro meses. O acesso é livre e tá disponível aqui, se quiser pesquisar por lá clique aqui.

 

biblioteca do cafeE, pra completar essa trinca nacional maraaaa, ainda existe um repositório temático, a Biblioteca do Café, com mais de 9k registros indexados {boletins técnicos, memória do café, periódicos, teses, dissertações e trabalhos publicados em eventos científicos}, com a produção científica das instituições que integram o Consórcio Pesquisa Café, dentre elas a Universidade Federal de Viçosa e de Lavras (MG) e a própria Embrapa {pra saber quais são todas elas clique aqui}. Pra conhecer o repositório clique aqui.

E aí… gostasse? Divulga com os amigos apreciadores do café… 😉

Se você conhece mais fontes especializadas em café {mesmo não sendo científicas} partilha nos comentários. <3