Fontes confiáveis sobre Covid-19

Hey, gente! Que situação inédita estamos vivendo, hein?

Não podemos entrar em pânico, mas precisamos estar muito atentos às orientações dos órgãos de saúde de todo o mundo. E nem venha com “se fulano faz tb vou fazer”… se fulano se jogar da ponte, tu vai se jogar também, criatura? Então aquieta esse desespero e segue direitinho o que tá sendo recomendado pelas AUTORIDADES DE SAÚDE que a chance desta pandemia passar rápido pode ser grande se cada um fizer a sua parte.

Como trago também aqui no blog indicações de fontes de informação científica confiáveis, não poderia deixar de abordar esse tema. Precisamos entender o que está acontecendo para que possamos ajudar – principalmente – às pessoas que têm menos acesso à informação.

Pra começar, você já teve curiosidade de ler alguma definição do que é o Coronavírus? Não ficaria surpresa se a maioria das pessoas responder essa questão negativamente. Respostas para essa pergunta e outras mais você deve buscar em fontes oficiais de órgãos de saúde, tais como ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS-BR), ou em portais de informação científica sérios, como a BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) e PUBMED.

 

VOU REPETIR:

Procurem informações em canais oficiais dos órgãos de saúde, tais como Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS-BR), e em portais de informação científica sérios, tal como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

 

Quero chamar a atenção de vocês para a página dedicada ao Covid-19 que a BVS criou com muitas informações úteis, tanto para o público leigo quanto para os profissionais. Olhem quantos links importantes a página trás:

 

Além disso, a página ainda apresenta:

  • indicação de fontes de informação para pesquisa;
  • links com informações classificadas por país,;
  • um curso de auto-aprendizagem sobre o tema (bacana demais!!!);
  • vídeos e links informativos.

Para quem consegue ler em espanhol, ou ativar o tradutor do navegador, outra fonte de informação é o site da OMS dedicado ao Covid-19:

 

Há uma lista de links na página, tais como:

  • Como proteger-se;
  • Perguntas e respostas (muito úteis!);
  • Conselhos para a população acerca dos rumores sobre o tema;
  • Conselhos sobre viagens;
  • Orientações técnicas etc.

Óbvio que há outros órgãos de saúde no mundo inteiro confiáveis para obter informações, mas esses já são um bom caminho para levar você a outros e para ajudar a tranquilizá-lo neste momento. Noticiários televisivos e jornais online sérios também podem ser uma boa fonte de informação, mas busque sempre a fonte das notícias.

Caso alguém tenha mais contribuições de fontes confiáveis de informação, compartilhem conosco nos comentários!!

Qualquer dúvida já sabem: gritem. :*

1 comentário em “Fontes confiáveis sobre Covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *