Olá queridas e queridos!
O post de hoje – inspirado numa dúvida aqui dos comentários – vai ser mais que ligeiro pra deixar bem claro quando você deve inserir a referência do documento quando for apresentar um resumo. Olhem só…
O tópico 3.2 da NBR 6028 (e a mais atual hoje é a de 2003) diz o seguinte:
“O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.”
Ou seja, encabece a referência do documento no seu resumo se ele estiver fora do próprio documento que ele resume. Entende?
Exemplificando: se você precisa apresentar um resumo de um documento sem ter que entrega-lo junto, você precisa começar com a referência. E vai nesta ordem:
- REFERÊNCIA
- RESUMO
- PALAVRAS-CHAVE
Isso tudo é só se você precisar seguir a NBR ABNT 6028, tá? Se quiser saber como formatar o resumo do seu TCC, sugiro que leia este post >> 5 Regras para formatar o resumo do seu TCC <<.
Para mais dicas de formatação de resumos clica aqui que tem todos os posts que já publicamos. 😉
Por que é necessário colocar a referência no final da apresentação em um power-point sobre um artigo científico para apresentação em sala onde o mesmo já traz na primeira página o nome do autor? Ex:
Diferenças na composição microbiana subgengival associada à ingestão de álcool: uma revisão sistemática
Leandro Machado Oliveira, Raquel Pippi Antoniazzi, Flávio Fernando Demarco, Fabrício Batistin Zanatta.
https://doi.org/10.1016/j.jobcr.2023.02.002
Olá Milton!
Não sei se entendi bem a sua questão, mas assim: necessário, necessário não é… isso vai depender das regras de quem está pedindo pra você colocar essa referência. =P
No geral, é indicado sempre mencionar uma citação direta ou indireta em qualquer documento para que você não seja “acusado” de plágio.