Como fazer Referência Vancouver de Livro que tenha Ilustrador

Ilustradores podem ser importantes para serem incluídos nas referências? Se sim, onde e como eles devem ser incluídos?

Se quiser ver o conteúdo deste post em vídeo, clica aqui. Se não, continua lendo…

Pelas normas Vancouver, há somente uma forma oficial de você fazer isso: quando o ilustrador é uma criatura diferente do autor.

Quando devo incluir o nome do ilustrador em uma referência?

Eu não costumo incluir ilustradores quando eu monto a referência de um documento, mas reconheço que pode sim ser importante mencioná-los quando:

  • eles são ilustradores conhecidos;
  • quando a obra é toda ou majoritariamente ilustrada;
  • quando você tá referenciando as ilustrações de uma obra…

E deve haver outros motivos importantes para incluir esse dado na referência de um documento, me diz aqui nos comentários: quando você acha importante incluir ilustradores na referência?

Como fazer citação de uma ilustração que foi citada em um livro?

Agora um detalhe importante: se você quer referenciar uma ilustração específica que foi publicada originalmente nessa obra, pela norma Vancouver, há uma forma diferente de fazer isso e já mostrei num vídeo, se quiser assistir, clique aqui.

Se é uma ilustração que já veio de outra obra, a recomendação da norma é você citar a obra original onde a ilustração foi publicada, ok? E entenda ilustração como: gráficos, figuras, tabelas… e qualquer outro tipo de ilustração, blza?

Como descrever na referência Vancouver o nome do ilustrador:

Como os nomes dos autores principais: pelo sobrenome e as duas iniciais. Após as iniciais, deve vir uma vírgula e depois a palavra designativa da responsabilidade daquele nome: “illustrator”.

Se houver mais de um ilustrador, você separa os nomes com vírgula, da mesma forma que separa os nomes dos autores, e põe a palavra no plural: illustrators

E onde posicionar na referência os dados sobre o ilustrador?

Logo após os dados de edição da obra, e se não houver edição, vem logo após o título da obra:

Bays RA, Quinn PD, editors. Temporomandibular disorders. Winn WM, illustrator. Philadelphia: W.B. Saunders Company; c2000. 426 p.

Zuber TJ, Mayeaux EJ. Atlas of primary care procedures. Jackelow WB, Gast P, Duprey LP, illustrators. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; c2004.

Se a obra que você tá referenciando é em língua portuguesa, lembra de por a nota de idioma no final da referência como mostrei aqui.

Este post foi útil? Comenta e compartilha! 😎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.