9 maneiras de referenciar fontes sem data de publicação no Estilo ABNT

Oiieerr, tudo bem?! 🙂

Já ajudei você a referenciar fontes sem data de publicação no Estilo Vancouver {se não viu clique aqui}, agora vou mostrar as orientações da ABNT, descritas na NBR 6023:2002.

documentos-antigos-originais-06-contas-gas-1944-45-d_nq_np_859411-mlb20566633010_012016-fAntes de tudo, preciso dizer o seguinte: não tenha receio em descrever uma data estimada, pois essa informação é importante para a composição da referência e poderá contribuir, inclusive, para a avaliação do seu trabalho {ou até mesmo pra ajudar o leitor}. Avalie o documento para buscar ou estimar a data, se tiver dificuldade peça ajuda a alguém {algum especialista, colega, orientador ou aqui mesmo.. hehehe}.

A norma diz que se nenhuma data for indicada, nem a de copyright, você deve indicá-la das seguintes maneiras:

1. [1945 ou 1946] um ano ou outro

2. [2001?] data provável

3. [2017] data certa, não indicada no item

4. [entre 2000 e 2004] use intervalos menores de 20 anos

5. [ca. 1990] data aproximada

6. [194-] década certa

7. [200-?] década provável

8. [19–] século certo

9. [20–?] século provável

Legais esses exemplos, né? Trouxe da própria norma. Caso haja dúvida, grita nos comentários. 😉

40 comentário em “9 maneiras de referenciar fontes sem data de publicação no Estilo ABNT

  1. Fiquei em dúvida se deve ser entre parênteses ou chaves, mas mesmo assim, me foi de grande valia, estava necessitado dessa informação! Muito obrigado 😉

    1. Oi Milena! A última norma de referência da ABNT não menciona mais a possibilidade de usar o [s.d.]… ela pede que estime mesmo a data.. o século, no mínimo. Sugiro procurar alguma pista da data de publicação no texto, em alguma referência mencionada, no tipo de linguagem… daí você descreve como mostra os exemplos do post, dentro de colchetes e com interrogação, aí não terá erro. 😉

  2. Oi Jessica!
    Gostaria de saber como faço ao citar a referencia sem ano no texto, considerando que o ano provável é 2012.
    Seria assim?: (UFPA, 2012?).

    1. Oi Mariana!
      Como a 10520 não traz nenhum exemplo (nem menciona nada) sobre como citar publicação sem data, recomendo que use o mesmo padrão utilizado na referência. Se você usou [2012?], podes citar assim mesmo… (UFPA, 2012?).

      Só toma cuidado com essa sigla aí, tá? Se na referência tiver o nome por extenso, na citação tem que tá por extenso tb. 😉

    1. Oi Gabriel!
      Se você não tem os meses não precisa indicar nada, é só omitir.
      Agora… se a publicação indicar, no lugar dos meses, as estações do ano ou a divisão do ano por grupos de meses (tipo: trimestre, bimestre, semestre…) você deve informar na referência. 😉

  3. E para obras diferentes do mesmo autor cuja data é desconhecida, saberia dizer se há alguma recomendação da norma? Por exemplo, em inglês, usa-se “n.d.a”, “n.d.b”, “n.d.c” no corpo do texto, que correspondem às seguintes referências:

    Statistics Finland. (n.d.a). Education. Retrieved from http://www.stat.fi/til/kou_en.html
    Statistics Finland. (n.d.b). Research and development. Retrieved from http://www.stat.fi
    /til/tkke/index_en.html
    Statistics Finland. (n.d.c). Income and consumption. Retrieved from http://www.stat.fi/til
    /tul_en.html

    Mas se estimarmos a data conforme recomendado, as referências ficariam todas iguais (Statistics Finland, 201-?) e não seria possível identificar corretamente a correspondência com a bibliografia. O que fazer nesse caso?

    1. Oi Caroline!

      O post responde dúvida de quem está padronizando no Estilo ABNT. O padrão da referência que vc exemplificou não é pela ABNT, correto? Em qual Estilo de normalização vc precisa tirar essa dúvida? APA? Sabendo qual o estilo tenho como te ajudar melhor… 😉

      Quanto a deixar as referências iguais ao estimar a mesma data, no Estilo ABNT é possível diferenciar com letras do alfabeto. =*

    1. Olá Mírian! Obrigada pelo seu comentário. 😉
      A publicação que vc quer referenciar é periódica ou formada por mais de um volume? Se sim, a NBR 6023/2002 orienta indicar a data inicial e final: 2006-2018.
      Não há orientação sobre copyright nesse caso do ano estar representado por um intervalo, no entanto sugiro usar o “c” antes do primeiro ano assim: c2006-2018. Assim vc deixará claro que a data é do copyright.
      Se tiver mais dúvidas estou às ordens. :*

  4. Olá Jéssica! Primeiramente, parabéns pelo post e pela atenção! Vem ajudando muita gente!

    No meu trabalho, tem uma parte que pego da “Home” de uma página de uma fundação (http://brasilcidadao.web1313.kinghost.net/). Se você abrir o link, vai ver que pelo texto ser de caráter informacional, não tem um título, autor e nem ano.

    A informação que o próprio texto indica é que a Fundação foi criada em 1996, mas não sei se essa informação pode ser utilizada pra eu por como referência. Afinal, a página foi criada posteriormente. O problema é que eu não sei se posso estimar o século.

    Neste caso, como você acredita que devo referenciar?

    Obrigado!

    1. Olá Antônio! Muito obrigada pelos parabéns… fico feliz em ajudar as pessoas com algo que gosto tanto! <3 Vamos lá pra sua dúvida agora…

      Olhei o link e dei uma avaliada na home, nem o copyright tem. =P
      Sendo assim, fui atrás de alguma evidência que indique a época da atualização da home. Reparei no link que no logo da fundação tem uma indicação de idade dela: "20 anos". Neste caso, referenciaria a como data provável = [2016?].

      Sobre estimar o século, sim você pode, mas se você puder estimar a década ou o ano é ainda melhor, pois a precisão será maior. Se no logo da home indica que eles já tem 20 anos, o século mais provável seria o XXI. Mas eu iria no ano mesmo…

      É isso. Espero ter ajudado. 🙂

  5. Oi Jéssica, tudo bem?
    Ao fazer um trabalho para a faculdade me deparei com um artigo muito interessante para acrescentar algumas citações ao trabalho mas o artigo não possui data, somente o nome da autora.
    Como devo datar a citação?

    1. Oi Aline, tudo na paz!
      Muito obrigada pela pergunta. <3

      Neste caso, eu recomendo o seguinte:
      1) dá uma fuçada na internet pra ver se vc pesca uma referência de ano em algum lugar (se o artigo estiver online o ano pode até tá na URL, saca lá)
      2) dê uma olhada na lista de referências e veja qual a data mais recente na lista, daí você pode referenciar como mostra o exemplo 2 (data provável) ou como no exemplo 7 (década provável).
      3) se nenhuma dessas dicas couber pra realidade do seu artigo, e não há mais aquela opção do [s.d.], você terá mesmo que avaliar o artigo e estimar a data.. aí fica a seu critério se vc prefere estimar o ano, a década…

      Espero ter ajudado. 😉

  6. Oi, Jéssica. Obrigada pelas orientações, são muito valiosas.

    Se o texto foi tirado de um página da internet e não tem data, ainda assim é preciso colocar uma data provável nas referências ou só a data de acesso basta? Digo no caso de não haver citação no texto.
    Obrigada.

    1. Oi Alessandra!
      A norma não dá essa brecha… vc precisa estimar a data mesmo e indicar a data de acesso. Dá uma olhada na resposta à dúvida do Antonio Henrique, logo acima… pode te ajudar.

      Tô às ordens.
      Abraço.

    1. Oi Agnes!
      Desculpa pela demora pra responder… só vi agora seu comentário. =P hehehe
      Não consegui identificar o ano 2014, mas mesmo assim deixaria a data do copyright mesmo. 😉

  7. LINKEDIN. Sobre o LinkedIn. [entre 2003 e 2018 ]. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.
    Algo nesse sentido ?

  8. Ótimas suas informações. Parabéns!
    Tenho dúvidas. E qdo. a data, no corpo do trabalho, é seguida da página?
    [1969?, p. 57] ou [ [1969?]. p. 57].
    Outra dúvida. Citei e coloquei ponto. Daí a referência e outro ponto? Ou o primeiro é desnecessário?
    assim. (SILVA, 1990). Ou assim (SILVA, 1990).

    1. Oi Marilu!
      Na citação, normalmente eu não ponho colchete. Não encontrei nada na norma que me obrigasse a por o colchete. =P
      A página você só vai inserir se a citação for direta e é precedida por vírgula mesmo.
      Essa questão do ponto antes ou depois da citação não existe uma regra explícita. Normalmente eu uso assim: se a citação foi referente ao parágrafo inteiro eu ponho o ponto final do parágrafo, a citação e o ponto após ela. Se ela foi apenas de uma oração eu não termino a oração com ponto, ponho o ponto após o parêntese da citação. Entendesse?

      Espero ter ajudado!
      bjs

  9. Olá! Fiz uma citação sobre histórico da Educação Ambiental no Brasil, no meu artigo, retirada do site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), porém não existe ano de publicação. Achei o ano de fundação do MMA, será que poderia usar essa data?
    Como deveria usar na parte textual e na referência?
    Agradeço desde já.

    1. Poxa.. não rola por o ano da fundação do MMA, pois o site não nasceu com o Ministério, nasceu? Se sim, blza.
      Procura se tem nenhum algum ano de copirraite? Se não tiver, melhor estimar a data do texto mesmo ou deixar a data do “acesso em”. =P

  10. Olá.

    Uma dúvida: Há uma publicação que contém alguns artigos, somo citar o artigo que a data dele é diferente da data da publicação: Exemplo, artigo escrito em 1970 e publicação em que encontrei o artigo em 2010. Como cito?

    Grata

  11. Oi Jéssica!

    Por gentileza me tira uma dúvida… estou fazendo a referência de um artigo, e nome da revista, o v. e o n. eu já encontrei fuçando na internet, mas a p. ( páginas), eu não acho, o que devo fazer nesse caso? deixo sem citar?

    Vou enviar o link do artigo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20733/0

    a princípio a referência esta assim:

    MARKUS, P. M. N.; LISBOA, C. S. M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Revista da Graduação, v.8, n.1, p. ?, 2015. ( nome da revista em negrito).

    Desde já agradeço!

    1. Oi Juliana!
      Se vc abrir o pdf ele tá numerado de 1 a 15. Daí ficaria assim:

      MARKUS, P. M. N.; LISBOA, C. S. de M. Mindfulness e seus benefícios nas atividades de trabalho e no ambiente organizacional. Revista da Graduação, [Porto Alegre], v. 8, n. 1, p. 1-15, 2015.

      Espero que tenha ajudado a tempo.
      bjoo

    1. Oi Wandria! Difícil essa missão, hein? hehehe
      Vê só.. nesses casos dou uma pesquisada no google mesmo pra ver se o texto foi postado por alguém e que tenha alguma informação de data nesta postagem. Assim, tenho como estimar uma data provável.

      Achei este link: https://document.onl/documents/barramentos-em-micro-um-exemplo-tipico-e-o-barramento-de-sistema-presente.html
      Logo, estimaria um [2018?].

      Chato isso, mas tem que estimar, né? =P
      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *