Como referenciar site do governo – normas ABNT

Oláaarrr! Bora falar de referência ABNT?!

Uma coisa é certa: é quase unânime elaborar referência pelas ABNT de sites do governo é uma das coisas mais chatas que há na normalização. {Se você não acha, posta nos comentários: “Ah eu não acho.”}. Eu super acho! E por isso estou aqui pra tentar ajudar quem tem dificuldade. 😉

Bom… digo logo que não há uma receita de bolo para tudo o que você vai encontrar nos sites. Pois você pode encontrar a informação em formato de notícia, ou de e-book/relatório, de legislação/portaria/ofício, ou de página inicial… podendo ter ou não um autor pessoa física, podendo ter ou não data de publicação ou data de copyright, entre outras informações. Tudo isso você precisa avaliar antes de montar a referência, sabendo qual o tipo de documento que você precisa referenciar e ir em busca na norma do padrão para aquele documento específico.

Contudo, trouxe alguns exemplos que podem te ajudar a replicar nas suas referências.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE SITE GOVERNAMENTAL | normas ABNT

COM autor pessoa física (monografia no todo):
MARTINS, F. Lei garante à gestante o direito a acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e pós-parto: não há determinação de grau de parentesco para acompanhar a mulher. [Brasília]: Ministério da Saúde, 14 jul. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022./julho/lei-garante-a-gestante-o-direito-a-acompanhante-durante-o-trabalho-de-parto-o-parto-e-pos-parto. Acesso em: 18 jul. 2022.

SEM autor pessoa física (monografia no todo):
BRASIL. Ministério da Saúde. Janssen: saiba qual é o esquema vacinal recomendado para o imunizante: Recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou a própria Janssen como reforço. [Brasília]: Ministério da Saúde, 14 jul. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022./julho/janssen-saiba-qual-e-o-esquema-vacinal-recomendado-para-o-imunizante. Acesso em: 18 jul. 2022.

SEM data de publicação (nem copyright) (monografia no todo):
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Serviço de Informações ao Cidadão da Controladoria-Geral da União (SIC/CGU). [Brasília]: CGU, [2022?]. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/servico-informacao-cidadao-sic. Acesso em: 18 jul. 2022.

Publicação do DIÁRIO OFICIAL (artigo de periódico):
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 2.516, de 21 de setembro de 2020. Dispõe sobre a transferência de recursos financeiros de custeio para a aquisição de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica utilizados no âmbito da saúde mental em virtude dos impactos sociais ocasionados pela pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, [Brasília], n. 182, p. 99, 22 set. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.516-de-21-de-setembro-de-2020-278695720. Acesso em: 18 jul. 2022.


Lembrando o seguinte: algumas informações estão em colchetes porque foram retiradas de um lugar fora do link que estou referenciando.

É isso, por hoje. Caso tenham dúvidas, gritem nos comentários. 😉



ATUALIZAÇÃO: tem vídeo no canal do YouTube explicando direitinho como montar essas referências atualizadíssimo!

7 comentário em “Como referenciar site do governo – normas ABNT

  1. Obrigado por compartilhar um fato tão informativo . Eu enviei isto para um colega que estava justamente necessitando dessa informação. E ele ficou muito agradecido . Então deixe-me agradecer… Obrigada por gastar seu tempo para discutir esse importante assunto aqui no seu web site .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.