Fala-se tanto em normas ABNT para TCC que algumas pessoas acabam confundindo essas normas com as de artigos científicos.
Você sabia que a ABNT tem uma norma específica para formatar artigos científicos?
Sim. A ABNT essa norma… é a NBR 6022 – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica e a que está vigente hoje é a de 2018 {clique aqui para saber se essa norma ainda está em vigor}. Falei poucas vezes sobre ela aqui {a norma para trabalho acadêmico monopolizou este espaço #mindes}, mas esse cenário vai mudar!
Quero começar te apresentando a estrutura de um artigo científico… Para a ABNT NBR 6022, um artigo científico e/ou técnico tem sua estrutura divida em 3 partes:
- Elementos pré-textuais
- Elementos textuais
- Elementos pós-textuais
Ok. Até aí nenhuma diferença da norma de trabalhos acadêmicos. E na realidade, nesse aspecto, a diferença vai ser bem pouca, quando a norma descreve o que deve ter cada elemento:
Os elementos textuais podem tranquilamente se subdividir em quantos capítulos o autor ou o periódico julgar necessário, e os títulos não só podem como devem ser customizados.
É isso, por enquanto. Manda as dúvidas nos comentários e me diz o que falta para você submeter o seu artigo a uma revista científica. 😉