Você deve ou não abreviar os nomes dos autores na referência ABNT?
Neste posto vou te dizer:
- o que é que a atualização da norma de 2025 trouxe sobre isso
- se você pode padronizar o nome dos autores da sua lista de referências e
- quais tipos de autores essas regras valem.
Se você quiser ver o conteúdo deste post em vídeo, é só clicar aqui. Se não, continue lendo…
A norma de referência da ABNT, a NBR 6023 de 2025 não trouxe novidade quanto a abreviar ou não o nome dos autores. O que ela diz:
Os nomes dos autores devem ser descritos conforme consta no documento, seja completo ou abreviado.
Quero só deixar claro que quando a norma fala em abreviar, ela tá se referindo a abreviar os primeiros nomes, deixando o último nome completo. Deixa eu dar aqui exemplos práticos pra você, o primeiro é do e-book que eu mesma escrevi:
O meu nome está completo, então, pela norma, a referência vai ser com o nome completo desse jeito:
ALMEIDA, Jéssica Cavalcanti de. Estrutura do trabalho acadêmico ABNT. 2. ed. Recife: infonormas, 2025. E-book (36 p.). (Guia prático ABNT, 1).
Agora olha esse outro livro abaixo…

O nome da autora está abreviado, então na referência o nome precisa estar como está aqui no livro:
EARLE, Sylvia A. A terra é azul: por que o destino dos oceanos e o nosso é um só? São Paulo: SESI-SP editora, 2017. 317 p.
Mas você pode me perguntar: e se eu quiser abreviar o nome de todos os autores em todas as referências pra padronizar, eu posso? Vamo dizer que você quer fazer isso aqui:
ALMEIDA, J. C. de. Estrutura do trabalho acadêmico ABNT. 2. ed. Recife: infonormas, 2025. E-book (36 p.). (Guia prático ABNT, 1).
EARLE, Sylvia A. A terra é azul: por que o destino dos oceanos e o nosso é um só? São Paulo: SESI-SP editora, 2017. 317 p.
Não pode! Pois há apenas uma regra que permite padronizar o nome de autor e isso aqui não é o que a norma permite.
A norma só permite padronizar o nome do autor se, por acaso, você for referenciar obras diferentes de um MESMO AUTOR. Daí você escolhe se vai padronizar o nome do autor de forma completa ou abreviada. Deixa eu exemplificar:
Eu escrevi esse e-book e assinei com meu nome completo “Jéssica Cavalcanti de Almeida”, mas eu poderia ter publicado com meu nome abreviado assim: “Jéssica C. de Almeida” ou “J. C. de Almeida”.
Já no meu blog e nos vídeos aqui do canal eu assino e me apresento só como “Jéssica Cavalcanti”. E nesses casos, você SABE que Jéssica é a mesma autora, você precisa ter certeza disso.
Se você quer fazer a referência no seu trabalho desses 3 ou de duas dessas referências, tanto do meu e-book, quanto do post do meu blog, você pode padronizar o meu nome. E eu sugiro que você sempre padronize com o nome completo do autor. Nesse caso aqui é “Jéssica Cavalcanti de Almeida”, então você vai fazer a referência deste post com o nome completo:
ALMEIDA, Jéssica Cavalcanti de. Estrutura do trabalho acadêmico ABNT. 2. ed. Recife: infonormas, 2025. E-book (36 p.). (Guia prático ABNT, 1).
ALMEIDA, Jéssica Cavalcanti de. Número da nota de rodapé: antes ou depois do ponto final? In: ALMEIDA, Jéssica Cavalcanti de. infonormas. [Recife], 2 set. 2025. Disponível em: https://www.infonormas.com.br/2025/09/02/numero-da-nota-de-rodape-antes-ou-depois-do-ponto-final/ . Acesso em: 5 set. 2025.
⚠️⚠️ Agora Atenção! ⚠️⚠️
Isso tudo que falei é regra pra autor pessoa física e pessoa jurídica, tá? Se a sua referência o autor é evento ou de autoria desconhecida tem aulas lá no canal do YouTube explicando as regras pra cada uma, aqui {autor evento} e aqui {autor desconhecido}.
Compartilha este post com seus colegas e deixa um comentário se ele foi útil. 😜
